Chica Benta, vida engarrafada!

Chica Benta nasceu em Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, no cerrado mineiro, são cachaças fusionadas com raízes, cascas e entrecascas de árvores, sementes e folhas extraídos da Mata Virgem, é vida engarrafada!

Certo dia recebi um e-mail da Tati Ribeiro, dona da Chica Benta, ela estava me convidando para uma degustação das suas cachaças fusionadas, infelizmente eu não consegui ir nesta degustação e então todo mundo começou a falar da Chica Benta, em todos os lugares, todos os balcões dos melhores botecos, todo mundo só falava dela.

IMG_2985

Até que um dia fui numa das edições do Jazz no Hostel e quando eu cheguei lá… Pá! Um carrinho de coquetéis com Chica Benta, fui correndo falar com o bartender: “Moço, eu sou louca para conhecer a Chica Benta, a Tati está aqui??”. Ele respondeu que sim e em poucos minutos eu conheci umas das pessoas com mais incríveis do universo! A Tati é linda, sábia, moderna, simples, sofisticada, descolada, inteligente, tudo ao mesmo tempo! É daquelas pessoas que te hipnotizam pela paixão pelo que fazem. E foi assim que a Chica Benta me conquistou.

O preparo da cachaça fusionada Chica Benta é cultural e vem de longe, lá de Minas Gerais, da pequena e simpática Carbonita, no Alto do Vale do Jequitinhonha. Da época em que o Sr. Zico Ribeiro (1909/1992), avô da Tati, tropeiro daquelas bandas, desbravava mata virgem em suas andanças buscando raízes, cascas e entrecascas de árvores, ramos e sementes. Seus achados sempre causavam surpresa boa, pois uma vez fusionados à cachaça, emprestavam os variados sabores da Mãe Natureza para o bel prazer. E o Sr. Pedro Ribeiro, o filho do meio, pai da Tati, foi quem herdou o feito, conservando e mantendo na origem seu aprendizado, usando com sabedoria e domínio o que a Natureza nos dá com tanto poder, no silêncio brotado da Terra. A bebida é comercializada considerando suas características e volume artesanal pela sua 4° filha, a Tati, apelidada de Chica Benta pelos irmãos, quem está herdando o feito e apresentando essas delícias de sua família…
A missão da Chica Benta é fazer parte dos momentos de relaxamento e alegria de quem está em família, entre amigos, em uma festa, comemoração… de quem deseja agradar e/ou presentear com um mimo delicado, saboroso, atraente e bem apresentado. O visual dos produtos e a característica mineira e artesanal da Chica Benta, feita pelas mãos de um casal vivaz e entendedor dos produtos da Terra nos faz criar essa missão de levar aos apreciadores do artesanato culinário as novidades vindas de Carbonita.

IMG_2979

E os sabores?? Café com RapaduraVelame do Campo, Grão de Galo, Pé de Perdiz, Imburana de Cheiro, Alcaçuz com Jatobá (meu preferido!), entre muitos outros.

Ah Tati, obrigada por ter me apresentado a Chica Benta e tantas outras pessoas incríveis, obrigada por ter engarrafado e dividido sua vida com a gente! Vida longa à Chica Benta!!!

Carolina Ronconi

Nascida em São José dos Campos, em 10 de janeiro de 1983, de uma família na qual tudo é motivo de festa, formou-se em Fonoaudiologia pela PUC-SP, é especialista em Voz (Santa Casa-SP), Administração de Empresas (FMU-SP) e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (CESCO-FMABC). Sempre gostou de cachaças e come até pedra, se estiver bem temperada. Morou em São Paulo por 12 anos, onde frequentou, praticamente, todos os bares. Depois morou em Montreal (Canadá), onde se apaixonou por cervejas artesanais. Até voltar para o interior de São Paulo e fazer do Boteco o seu mais novo escritório.

2 comentários em “Chica Benta, vida engarrafada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva: *